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Reforçamos sempre a importância do motociclista ler o manual do proprietário, ou buscar maiores informações a respeito da sua Harley Davidson. É essencial saber das especificações dos produtos que devem ser utilizados no modelo da sua moto. A revisão é importante para verificar tanto as peças de troca obrigatória quanto as peças de inspeção obrigatória, sem contar que é uma prática que está totalmente ligada a economia, pois, quando desgastadas, as peças tendem a consumir mais combustível, além de impactar na vida útil da sua moto.
Separamos algumas peças em que o desgaste é mais comum e a dica de quando você deve ficar alerta para realizar a revisão e manutenção periódicas da sua Harley Davidson:
O filtro é responsável por impedir que partículas de poeira suspensas no ar entrem no sistema do motor durante a captação do oxigênio necessário para a combustão. É recomendável a troca do filtro de ar a cada 10 mil km caso o filtro não seja lavável, quando o filtro é lavável é necessário apenas limpar.
Sua função é reter as diversas partículas e impurezas existentes no circuito de lubrificação geradas pelo uso do motor, tais como oxidantes, partículas de metal, poeira e sujeiras. A troca deve ser feita junto com a troca de óleo conforme manual.
Estes mecanismos sofrem desgaste natural com o tempo e devem ser substituídos no momento correto. A adoção de cuidados na hora da pilotagem garante a vida útil prevista, sendo que as peças que sofrem mais desgaste são, normalmente, os discos e os chamados separadores, que trabalham em aderência constante quando são acoplados, por meio do óleo lubrificante.
Os processos de deterioração podem acontecer por vícios de pilotagem como o uso incorreto do manete de embreagem em arrancadas bruscas, manter a embreagem acionada por longos períodos durante as paradas com a motocicleta engatada ou conduzir e parar em aclives íngremes, o que superaquece o sistema e diminui a fricção. Também são fatores deteriorantes o uso de óleos lubrificantes com especificações técnicas inadequadas para as motos ou excesso de temperatura.
Os freios são um dos itens mais importantes para segurança dos passageiros do veículo, e as peças: discos, tambor, fluído de freio, e pastilhas fazem parte juntos nesse processo. A duração das pastilhas está diretamente ligada à forma de condução. Se o motorista transita com frequência em centros urbanos, onde é necessário frear constantemente em engarrafamentos e sinais, o tempo de vida útil irá diminuir. Vale salientar que mesmo fora dos centros urbanos as pastilhas e os discos estão sujeitos a terem vida útil mais curta se o motorista tiver o costume de acelerar muito o carro já que a frenagem eleva a temperatura e o desgaste.
Ela é a fonte de energia do veículo, ou seja, o localizador, o alarme, todos dependem do seu bom funcionamento. O tempo útil da bateria depende diretamente de como o motorista utiliza alguns acessórios no veículo, se tem costume de deixar luzes acesas, etc, mas na maioria dos casos uma bateria de boa qualidade não dura menos de dois anos.