Qual o melhor pneu para Harley Davidson? Quando realizar a troca? Tire suas dúvidas aqui
Ter o pneu adequado para Harley Davidson não é apenas questão de performance, mas também de segurança. Afinal, qualquer problema neste componente tão importante pode resultar em acidentes. Por isso, uma dúvida comum entre os motociclistas é com qual frequência os pneus da moto devem ser trocados. Este artigo vai trazer a resposta e acabar de vez com as suas dúvidas.
Para facilitar esta avaliação por parte dos amantes das motos, os próprios fabricantes de pneus criaram um recurso bem interessante, o TWI ou Tread Wear Indicator. O Indicador de Desgaste da Banda de rodagem, é um pequeno filete de borracha que fica disposto transversalmente aos sulcos que compõem o pneu. Eles podem ser facilmente localizados nos flancos dos pneus, em que a maioria ainda tem a inscrição TWI, para deixar ainda mais claro. Já o seu uso é simples, se o filete de borracha ficar aparente, significa que é necessário fazer a troca.
Geralmente os pneus originais duram em torno de 10.000 km nas esportivas e 12.000 km nas customs. Mas, independente disso, se você perceber que os pneus estão quase sem friso na faixa central, não hesite, troque-os! Se você começar a perceber que a moto está um pouco instável, especialmente em curvas, examine primeiro a calibragem. Se estiver correta, verifique o desgaste dos pneus.
Como escolher o pneu certo para Harley Davidson?
Há vários tipos de pneus. Alguns mais duros – que duram mais e são menos eficazes quando usados no limite – e outros mais macios – que duram menos, mas que são “verdadeiros chicletes” no asfalto. Pense em como você usa sua moto e faça a escolha certa e lembrando procure sempre comprar um pneu de marca conhecida como pneu Pirelli ou Michelin.
Quando você for trocar um pneu tenha alguns cuidados básicos, procure sempre trocar em máquina de montagem, especialmente se for rodas raiadas. Após a troca, lembre-se que todo pneu vem de fábrica com uma camada de cera bastante escorregadia e tracionar ou forçar uma curva é tombo certo! Mas como evitar isso? Se for pneu dianteiro, use uma lixa grossa de qualquer tipo e passe em toda banda de rodagem; se for traseiro, vá até uma área de areia ou cascalho fino e dê uma patinada com no mínimo duas voltas no pneu e estará limpo, a areia funcionará como lixa.